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"Nomes são o ativo mais importante de uma Empresa"
Jack Welch

Talisman

domingo, 10 de junho de 2012

Pequenos Grandes Segredos para nomes de sites


Vamos começar pelos erros mais comuns na hora de colocar um nome no site.

As pessoas acreditam que todos os domínios são “iguais”. Na verdade, a coisa funciona por fluxos de interesse.


Hoje, conforme indicam os leilões de domínios para internet, .com é de longe a sigla mais cobiçada.
Mas, conforme o nome, ele pode valer bastante em outras siglas. A sigla .co  tem atingido até 75% do valor aferido nos domínios .com.
Você pretende usar hífens? Tipo "angra-dos-reis" ponto alguma coisa, ou "escritório-de advocacia ponto outra coisa"? Cuidado! Nada mais cruel para assassinar o futuro do seu site! Por favor, afaste-se desta ideia antes que o seu público se afaste do seu negócio!

Está com a idéia de escrever nomes errados de propósitoOutra aventura perigosa. A internet não é a sala de aula do governo! Aqui existem águas traiçoeiras. A breguice, quando repleta de ignorância, arrasta o  conceito para ganhos mínimos.

Tem gente que "investe" em nomes registrados. É incrível o que o oportunismo unido à ignorância podem fazer! Nomes registrados, mesmo que em outro país, TEM DONO! E ele pode não gostar da brincadeira. Você nunca ouviu falar da "Land Rover do Brasil"? Não é a empresa inglesa,  é a carioca. Bem, esta empresa oportunista registrou o nome da marca famosa em sua revenda de carros...isto quando a original ainda não estava no Brasil. Resultado: além de perder toda a mídia e investimentos de décadas, foi condenada a pagar indenização polpuda à marca original inglesa! Quer mais? A Apple fechou um site que tinha pego carona na marca registrada “I Phone”. O engraçadinho fez um concorrido fórum com milhares de acessos, sob o titulo “I Phone5”. Resultado: site fechado e processo milionário nas costas. Não brinque com fogo, ou poderá se queimar!

Ok, chega de falar do que não funciona... vamos acender as luzes para o que realmente faz as coisas acontecerem:

Vou relatar a você três estratégias simplificadas para a escolha de um nome forte.

A adoção de uma ou outra vai depender dos objetivos do seu site e na forma pelas quais vai desejar ser encontrado pelas demais pessoas. O Mestre dos Nomes poderá lhe ajudar em todos os passos do caminho... assim, nada de preocupações sobre o que fazer a respeito. Comente este tópico e responderemos todas as dúvidas.


A primeira estratégia que lhe sugiro é a de criar um nome memorável. Nomes memoráveis são inesquecíveis. Eles são movidos por lembranças que a pessoa tenha... e podem ser adquiridos por “carona cultural”, ou por uma circunstância especial da memória coletiva. Por exemplo,  um site de humor chamado “Pôneis Malditos”, apesar de ter um nome grande, poderá ser facilmente lembrado (WWW.poneismalditos.com ). Na prática, aquilo que azucrina tem o poder nos mover...é como um imã. Então, busque "seus pôneis" e invista em um nome onde as pessoas inconscientemente “cantem” o refrão. 

Este tipo de tática tem sido amplamente utilizado por grandes marcas como a Coca Cola, Youtube, Intel, M&M’s... e também, foi (e é) a chave de grandes astros, como nos narra a historia da própria Marilyn Monroe!

Eles se utilizam das técnicas de repetição fonética. Esta técnica cria uma consonância cerebral, fato que é perfeitamente aceito e estudado nos maiores laboratórios mundiais de ciência neural.

O fato é que as sílabas repetidas dentro de um ritmo e harmonia próprias lhes concedem um caminho de fixação privilegiada nos nossos sensores cerebrais, e isto vira uma grande dificuldade para eles “removerem” o conteúdo recebido!

Agora observe bem:

A ideia de se produzir um site do tipo “jingle Bell”, onde as repetições fonéticas criem esta hipnose coletiva são extraordinários para start ups e lançamento de produtos. 

O conceito também se aplica perfeitamente às empresas que desejam criar uma identidade inconfundível para seu perfil através de um maciço investimento em branding personalizado.

Então, se você deseja que o nome da sua empresa seja assoviado, cantado e falado por todos os cantos, a ideia desta estratégia vai gerar um Sucesso nota 10!

Para quem deseja uma segunda opção, existe a criação de nomes com frases longas.

Nós já falamos sobre as circunstâncias do slogan “carronovo.com” com o outro, “meucarronovo.com”.
A questão destas frases é que elas acabam por gerar tráfego, pelo interesse que despertam.
Então, o site vira um “hot site” da ideia, da loja de carros que talvez tenha um nome bem comum, pouco atrativo.
A história da potencialização comunicativas vem de longe. Quando a gente não tem um nome poderoso, a gente reveste este nome com um ou mais slogans de alto impacto.
A prática tem demonstrado que lançamentos de produtos podem ser muito bem alavancados com este tipo de estratégia. Uma empresa de São Francisco, nos EUA, fez um site onde se dizia algo assim: WWW.casasemsaofranciscoavenda.com e como resultado da campanha, em plena época de crise, alavancou quase 50.000 visitas ao site, apenas no primeiro mês de lançamento!
E agora a gente pergunta: o nome do site tem a ver com as famosas “tags” para os buscadores?
A resposta é “sim”. O nome do site pode fazer diferença para estes, dependendo é claro, dos demais conteúdos colocados em seu interior.
Muitas pessoas olham a embalagem... e muitas decidem comprar quando o título lhes transmite algum tipo de confiança.  
Agora vamos ao foco desta estratégia. Ela é indicada para promover um movimento. Então, se você quer gerar atenção sobre as atividades de sua construtora ou imobiliária, este é um ótimo recurso.
Mas, se você tenciona fazer a sua marca se tornar conhecida, este argumento vai precisar de ingredientes extras.

O Mestre dos Nomes cria nomes e slogans...e é claro, pode lhe amparar na escolha de chaves poderosas, autênticas e decisivas para a multiplicação de seus talentos empresariais.

A minha Terceira sugestão do dia é a de você utilizar o próprio nome. 

Em alguns casos, o nosso nome é a chave perfeita para atrair o melhor.
E esta é a mais simples das soluções.
A internet avança e remove fronteiras. Com o advento 2.0 nós passamos a vivenciar uma enorme ambiguidade de conteúdos.
Em outras palavras, isto afeta as pessoas.
Usualmente, o fato de milhões de seres humamos terem sido transformados em meros avatares da terra de ninguém, cria um mundo virtual onde ninguém sabe quem é quem.
Mesmo em se tratando de Twitter e Facebook, o critério de separação entre realidade e virtualismo é muito inconsistente. Neste ponto, podemos dizer que seja lá o que você tenha feito na vida real, tudo pode mudar quando passa a construir seu perfil virtual.
Então o que podemos dizer é que tudo está sendo feito para integrar os personagens criados pelas pessoas através de tipos muito especiais de conexão. A identidade nestes meios acaba por ganhar um impulso próprio... e isto converge para atitudes de mídia muito mais dinâmicas do que a antiga e limitada roda social.

A partir deste ponto, a decisão de revelar sua face empreendedora pode ser um caminho para as pessoas encontrarem o seu melhor.

Caso o seu site esteja envolvido com a comercialização de seus serviços profissionais, talvez seja uma boa ideia dar a ele o seu próprio nome.

Com alguma sorte você até poderá adquirir um domínio .com, inteiramente zerado, para sua plena inserção na web. Mas não desanime. Se estiver ocupado, tente .co, .com.br e muitas outras possibilidades.

A internet está se tornando cosmopolita. A ideia de que só os .com vão reinar é demasiado cartesiana.  Antes de perderem domínio, os donos da bola sempre tentaram mudar as regras do jogo. O jogo, todavia, consiste em seguir o interesse do público. Se o público disser que ,.com.br vale mais do que “.com”, então teremos mais valorização neste do que sobre aquele. É tudo uma questão de escolha.

A questão da indexação no Google envolve outras estratégias. Não se trata apenas de ter um nome, mas de aliar nome, slogans e conteúdos. 

Ao seu nome ser associado a estes propósitos, evidentemente poderá contar com o empuxo das redes sociais e de muitas organizações onde o nome seja citado. Isto por certo vai representar um recurso extra na elevação de ganhos.

As áreas mais indicadas para a preservação de nome próprio (fantasia ou real) são todas onde exista a presença da individualidade.

Para otimizar a visitação orgânica deste e de outros modelos de desenvolvimento nominal, conte com a assessoria profissional do Mestre dos Nomes.

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