Seja Bem Vindo(a)!

"Nomes são o ativo mais importante de uma Empresa"
Jack Welch

Talisman

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Eu Amo Cinema e Você?

Vivemos em uma sociedade onde todos os sensores nervosos são bombardeados.

A mídia deseja nos passar mensagens cada vez mais completas, absolutas, como a nos cercear a liberdade de ver o mundo da forma como ele realmente é.

Nesta caminhada, as imagens possuem um destaque todo especial. O nosso sistema visual é o único que se conecta diretamente ao cérebro... e é também o que mais energia consome para nos apresentar as formas e cores da "realidade". 

Quando observamos estes aspectos, podemos perceber porque o cinema exerce tanto fascínio... e porque as artes visuais são o meio mais rápido para expressar uma idéia.

Uma imagem vale por mil palavras.

Um filme contém milhões de imagens e vale, portanto milhões de experiências de vida. 



O olhar no cinema

O cineasta antigo contava com imagens preto e branco em movimento. Depois veio o som monofônico.

Seguiu-se a fabricação industrial de películas a cores. O som evolui para estéreo e depois, surround.

A imagem busca o 3D, já tendo feito experiências no 4D.

Uma destas experiências em 4 D (para quem está curioso) se deu no filme Terremoto.

Neste filme foram adaptadas engrenagens nas poltronas, de modo que na hora do impacto, as pessoas sentissem movimentação.

Também há relatos de experiências feitas com borrifadores de cheiros específicos, para criar "o ambiente" a certas cenas.

Fico imaginando porque ainda não evoluimos neste fator, fazendo, por exemplo, com que o cheiro da "terra molhada" ou da "maresia" aparecesse nas horas onde deslumbrantes cenas de luz e sombra nos convidam a "entrar no clima".

O fato é que o cinema está trabalhando com linguagens de transferência neural.

Os filmes são produzidos em esquemas muito bem estudados... em especial para a harmonia das cores e velocidade de sincronia dos quadros. Isto define umsa "fórmula" que se caracteriza no "estilo" dos produtores.

A gente consegue assistir aos filmes antigos por algum tempo, em especial os da dinastia Chaplin, verdadeiras obras de arte. Mas, não sei se isto é só comigo (quero sua opinião!), parece que quando a gente assiste muito tempo, fica "morrendo de vontade de viajar para certos filmes modernos".

A questão das impressões no cinema podem estar diretamente relacionadas com o número de quadros por segundo com os quais as cenas vão ser transmitidas.

A sensação espacial muda se este sincronismo é feito em 20 ou em 30 quadros por segundo, por exemplo. E se você pensar... neste espaço de 10 quadros de diferença por segundo há pelo menos 1.000 maneiras de criar efeitos. Estudos deveriam ser feitos para estabelecer, ou revelar, os segredos destas variações.

O que ocorre se assisto a um filme em 20 quadros por segundo... e o que ocorre se o sincronismo muda para 20.1 quadros, ou 20.8 quadros...

as emoções ficam mais "amolecidas" ou ao contrário, temos um impedimento de aprendizagem?

A questão me chama a atenção porque tudo depende dos enlaces comunicativos. Então, o cinema contém uma capacidade de emitir mensagens, não apenas através dos textos e imagens, mas na velocidade como estas transmissões são projetadas na tela.

Ah, e no som, temos a questão dos efeitos binaurais. E os bons sonoplastas sabem disto. É possível portanto, gerar ondas alfa ou beta, para aumentar o impacto emocional das circunstâncias do filme.

O problema é que você ou eu não sabemos disto. Não podemos saber com exatidão, porque existe aquela crença de que "todo filme é igual".

Não é.

O efeito emocional gerado por acelerações e retardos de sincronia, propositais e que perdurem por + de 3 minutos de cena, podem conter o segredo neural desta questão.

De toda sorte, o cinema é, e continuará sendo, a chave mais perfeita para nos colocarmos em outra realidade. É este berço esplêndido que cativa a sociedade a investir uma parte considerável de seus dias atras da telinha, e, no caso dos cinéfilos,de buscarem avidamente reviver os lançamentos de filmes de alta qualidade nas salas de projeção.

A sociedade depende do cinema... e os efeitos para o futuro vão variar a partir do que se descubra dos desdobramentos aqui citados. Então, preste atenção para qualificar suas emoções em face de alguns filmes de tensão, ou de "revelação".

As técnicas do cineasta podem fazer você mudar de idéia na sua percepção da realidade.


Para quem gosta e quer ter o cinema na internet, estamos vendendo o domínio internacional AMOCINEMA.CO

Este domínio pode ser seu por apenas R$ 12.000- (em até 12 parcelas sem acréscimo), ou R$ 10.000 cash a vista.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...